quinta-feira, 19 de maio de 2011

Pomba Gira Sete Saias

Sete Saias teve sua vinda ao mundo marcada por muito sofrimento. Já na infância se dá o início de sua aflição. Sua mãe faleceu ao dar a luz à ela, por complicações no parto. Por isso, desde muito cedo sofreu constantes humilhações vindas de seu pai que passou a culpá-la pela morte da esposa que ele tanto amava.
Sete Saias cresceu e com o passar dos anos cresceram também os aviltamentos e já moça passa a ser forçada a fazer todas as vontades do pai, sendo tratada mais como uma serviçal do que como uma filha.
Sete Saias movara com o pai em uma choupana afastada do vilarejo e por esse motivo não via muitas perspectivas de felicidade em seu futuro.
Sete Saias acabou relacionando-se com os homens casados e ricos do povoado, vendo ali sua única satisfação. Mas a vida não lhe sorriu, devido aos seus envolvimentos e ao enredo de traições em que se envolveu,  as esposas traídas desejavam seu mal, a ponto de planejarem apedrejá-la.
Sete Saias tinha sete amantes e para cada um deles ela usava uma respectiva saia.
Estes amantes, enciumados entre si decidem arruinar a vida da moça, trancando-a em um casebre afastado, como modo de puní-la pela vida libertina que escolhera junto a eles. É então obrigada a alimentar-se de restos de vegetais que encontravam-se no interior de seu cárcere.
Com muito sufoco, e força de vontade de viver, derrubou uma parede velha do casebre feito de madeira. Rastejando pela fraqueza, encontrou uma estrada próxima, na qual passava uma caravana de ciganos que a acolheram. Tornando-se uma bela moça, que acabou casando com o filho do chefe do clã dos ciganos. Seu marido tornou-se um homem muito rico, e então recebeu o título de barão e ela tornara-se consecutivamente uma baronesa. Por vingança, ela desejou voltar ao lugar no qual fora tão maltratada e humilhada. O marido apaixonado e fiel, fez sua vontade, comprando o melhor e mais importante casarão daquele povoado. Ela organizou então, um lindo e farto baile de máscaras, e convidou a todos, sob o pretexto de apresentar a nova baronesa à sociedade.
Sete Saias desceu as escadarias do salão com sua bela máscara e um maravilhoso vestido. E todos os seus inimigos aplaudiram-na e reverenciaram-na, sem saber quem era a misteriosa mulher, que seria revelada somente no fim da festa. Ela chamou a todos ao centro do salão, ainda com a máscara, os convidados já estavam bêbados, retirou a máscara, revelando-se a todos. Os inimigos indignados por ela ser a mais rica baronesa da região, a qual deviam respeito, começaram a condená-la, principalmente seu pai, que num impulso começou a cobrar carinhos, que ele mesmo nunca teve com ela. E no soar de palmas, empregados adentraram o salão, carregando enormes barris de óleol. Os convidados pensaram que tudo fazia parte da cerimônia, ficaram aguardando os servos despejarem o óleo por tudo enquanto Sete Saias e seu marido saíram escondidos. Atearam fogo e incendiaram todo o espaço, matando e vingando-se assim, de todos os seus inimigos, chegando ao ponto de pedir ao condutor de sua luxuosa charrete que parasse em frente ao casarão afim de ver seus inimigos em chamas.
Suas últimas palavras a eles foram:
"Livrarei vocês de seus pecados com o fogo!"
Beijou seu esposo e seguiu viagem. Morreu aos 78 anos.

Um comentário: