sexta-feira, 6 de maio de 2011

Lenda Explica a Saudação à Iansã

Como sabemos a saudação à Oyá é Eparrei (a grafia em iorubá é Èpà Heyi) ou Epaieio (forma mais utilizada na Nação). E esta lenda dá uma versão da razão pela qual saudamos Iansã desta forma.
"Èpà Heyi!", é uma forma de saudar e acalmar Oyá. Sua origem se reporta ao rei Olúgbìjì, uma boa pessoa, mas que se encontrava em meio a uma rebelião. Consultando Ifá, foi informado que, em sua família, existia o culto a um Orixá que poderia ajudá-lo. Seu nome era Oyá.
Foram-lhe feitas oferendas diversas, procurando sensibilizá-la. Oyá aceitou tudo e se propôs a destruir os inimigos do rei. Mas um grupo de pessoas, sabendo de seu temperamento extremamente violento, pediu-lhe calma e lhe disse: "Se você continuar assim, irá destruir todo mundo."
Em face disso, foi-lhe sugerido que comprasse um escravo para assessorá-la e lembrasse às pessoas quando elas estivessem correndo perigo de vida, por infringir suas normas de conduta. Indicaram um escravo cujo o nome era Ehín, que em yorubá significa dente. "Este nome é horrível e vou mudá-lo", disse Oyá.
Depois disso, sempre que ela ficava furiosa, as pessoas passaram a chamar por Heyi, que, a partir daí, tornou-se a sua saudação. Èpà é uma interjeição exclamativa.

Um comentário: