sexta-feira, 20 de maio de 2011

Oxum é Concebida por Yemanjá

Um dia Oromilaia saiu de seu palácio para dar um passeio acompanhado de todo seu séquito. Em certo ponto deparou-se com outro cortejo, no qual a figura principal era uma mulher muito bonita. Ele ficou impressionado com tanta beleza e mandou Exu, seu mensageiro, averiguar quem era ela. Exu apresentou-se ante a mulher com todas as reverências e falou que seu senhor, Oromilaia, gostaria de saber seu nome. Ela disse que era Yemanjá, rainha das águas e esposa de Oxalá.
Exu voltou à presença de Oromilaia e relatou tudo o que soubera da identidade da mulher. Ele, então, mandou convidá-la ao seu palácio, dizendo que desejava conhecê-la. Yemanjá não atendeu ao seu convite de imediato, mas um dia foi visitá-lo.
Ninguém sabe ao certo o que se passou no palácio, mas o fato é que Yemanjá ficou grávida depois da visita a Oromilaia. Ela deu a luz à uma linda menina. Como Yemanjá já tivera muitos filhos com seu marido, Oromilaia enviou Exu para se certificar se a criança era mesmo filha dele. Ele devia procurar sinais no corpo. Se a menina apresentasse alguma marca, mancha ou caroço na cabeça seria filha de Oromilaia e deveria ser levada para viver com ele.
Assim foi atestado, pelas marcas de nascença, que a criança mais nova de Yemanjá era de Oromilaia. Foi criada pelo pai, que satisfazia todos os seus caprichos.
Por isso cresceu cheia de vontades e vaidades, o nome dessa filha é Oxum.

Ilustração: Claudia Krindges.

Nenhum comentário:

Postar um comentário