Foi a única mulher de Xangô que o acompanhou na sua fuga para a terra de Tapá, mas se desencorajou em Irã, sua cidade natal, onde “Oyá wole ni ile Ira, Sango wole ni Koso” (Oyá entrou na terra de Irã, Xangô entrou em Koso), ela suicidou-se ao receber a notícia da morte de Xangô. Oyá tornou-se a divindade do Rio Níger. Os tornados e tempestades são as marcas do seu descontentamento.
Qualidades:
Oyà Biniká
Oyà Seno
Oyà Abomi
Oyà Gunán
Oyà Bagán
Oyà Onìrá
Oyà Kodun
Oyà Maganbelle
Oyà Yapopo
Oyà Onisoni
Oyà Bagbure
Oyà Tope
Oyà Filiaba
Oyà Semi
Oyà Sinsirá
Oyà Sire
Oyà Gbale ou Igbale (aquela que retorna a terra)que se subdivide em:
Oyà Seno
Oyà Abomi
Oyà Gunán
Oyà Bagán
Oyà Onìrá
Oyà Kodun
Oyà Maganbelle
Oyà Yapopo
Oyà Onisoni
Oyà Bagbure
Oyà Tope
Oyà Filiaba
Oyà Semi
Oyà Sinsirá
Oyà Sire
Oyà Gbale ou Igbale (aquela que retorna a terra)que se subdivide em:
- Oyà Gbale Funán
- Oyà Gbale Fure
- Oyà Gbale Guere
- Oyà Gbale Toningbe
- Oyà Gbale Fakarebo
- Oyà Gbale De
- Oyà Gbale Min
- Oyà Gbale Lario
- Oyà Gbale Adagangbará
Estas Oyàs Gbale ou Igbale estão ligadas ao culto dos mortos, quando dançam parecem expulsar as almas errantes com seus braços. Tem forte fundamento com Omulu, Ogum e Exú.
Oyà Mesan – Um de seus epítetos. Espírito meio animal meio mulher, foi esposa de Oxóssi e Xangô
Oyà Petu – Nesse aspecto ela convive com Xangô. Senhora dos ventos, esposa de Xangô e amante de Ossanha, fundamento com as árvores e suas folhas, guerreira, usa cobre.
Oyà Onira – Rainha da cidade de Irã, guerreira e agressiva, companheira de Oxum, dona das estradas, principalmente as encruzilhadas, tem quizila com Ogum.
Oyà Odo – Simboliza o amor e o sexo, o prazer e tem seu fundamento na água.
Oyà Bagan – Fundamento com Oxóssi.
Oyà Egunita – Fundamento com Ogum Wari e Odé.
Oyà Onisoni – Fundamento com Omulú.
Oyà Tope – Fundamento com Ogum Xoroquê
Oyà Agangbele – Nesse caminho mostra a dificuldade em gerar filhos.
Oyà Lesseyen – Uma das Igbales que mora no próprio Lesseyen.
Oyà Ate Oju – Orixá Igbale num aspecto dificil de Oyá quando caminha com Nanã.
Oyà Ogaraju – uma das mais antigas no Brasil.
Oyà Arira – Uma de suas formas.
Oyà Doluo – Eró Ossain; culto Nagô.
Oyà Kodun – Eró com Oxaguian.
Oyà Bamila – Eró Olufon.
Oyà Kedimolu – Eró Oxumaré = Omulu.
Oyà Petu – Nesse aspecto ela convive com Xangô. Senhora dos ventos, esposa de Xangô e amante de Ossanha, fundamento com as árvores e suas folhas, guerreira, usa cobre.
Oyà Onira – Rainha da cidade de Irã, guerreira e agressiva, companheira de Oxum, dona das estradas, principalmente as encruzilhadas, tem quizila com Ogum.
Oyà Odo – Simboliza o amor e o sexo, o prazer e tem seu fundamento na água.
Oyà Bagan – Fundamento com Oxóssi.
Oyà Egunita – Fundamento com Ogum Wari e Odé.
Oyà Onisoni – Fundamento com Omulú.
Oyà Tope – Fundamento com Ogum Xoroquê
Oyà Agangbele – Nesse caminho mostra a dificuldade em gerar filhos.
Oyà Lesseyen – Uma das Igbales que mora no próprio Lesseyen.
Oyà Ate Oju – Orixá Igbale num aspecto dificil de Oyá quando caminha com Nanã.
Oyà Ogaraju – uma das mais antigas no Brasil.
Oyà Arira – Uma de suas formas.
Oyà Doluo – Eró Ossain; culto Nagô.
Oyà Kodun – Eró com Oxaguian.
Oyà Bamila – Eró Olufon.
Oyà Kedimolu – Eró Oxumaré = Omulu.
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