Embora eu pertença à Nação de Cabinda, acho muito interessante conhecer as histórias dos Orixás em todas as vertentes, e o Candomblé tem muitas fantásticas e enriquecedoras. Então trago aqui um mito do Candomblé sobre essa Yabá maravilhosa.
O nome Iansã significa "mãe de nove" (com Ogum, Oxóssi ou Xangô, dependendo da versão) e uma versão do mito conta que oito nasceram mudos e o último, Egun, graças aos sacrificios recomendados por Ifá, nasceu com o poder de falar com voz estranha e sobrenatural. Algumas tradições especificam os nomes dos nove filhos que, segundo uma delas, seriam:
O nome Iansã significa "mãe de nove" (com Ogum, Oxóssi ou Xangô, dependendo da versão) e uma versão do mito conta que oito nasceram mudos e o último, Egun, graças aos sacrificios recomendados por Ifá, nasceu com o poder de falar com voz estranha e sobrenatural. Algumas tradições especificam os nomes dos nove filhos que, segundo uma delas, seriam:
- Imalegã - nasceu no primeiro dia. Foi tirado do ventre de Oyá pelas Iyami e envolvido em abanos;
- Iorugã - foi envolvido em palha seca e alimentado com talos de bananeira. Nasceu com a vaidade de Oyá e é o preferido.
- Akugã - nasceu do terceiro dia da tempestade e foi criado nas touceiras de bambu. É rebelde. Não se deve tocar o chão do bambuzal.
- Urugã - alimenta-se das folhas das bananeiras e esconde-se nas florestas. Faz buracos.
- Omorugã - alimenta-se do pó do bambu que está caído no chão. Vive no milharal e fica escondido nos bambuzais observando os seres humanos.
- Demó - Oyá cobriu-o de lama para saber os segredos de seus inimigos. Usa pele de búfalo para acompanhar Oxóssi.
- Reigá - Acompanha os mortos e ronda os cemitérios. Esconde-se nas grandes árvores dos cemitérios e ronda as sepulturas à procura de objetos perdidos ou esquecidos pelas pessoas.
- Heigá - É violento e vive perseguindo o Ori do ser humano. Propicia desastres e desordens;
- Egungun - Oyá preparou-o para combater. Apossa-se do ser humano, fazendo-o cometer desatinos.
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