Os Filhos de Ogum são vistos como brigões, mas é errôneo este pensamento, são mais intransigentes e obstinados do que propriamente encrenqueiros. Ogum representa o Espírito da Lei e seus Filhos têm esta característica bem predominante. Raramente pondera as coisas: se o regulamento é este, então tem de ser seguido a qualquer custo. Toda Lei tem de ser estudada, para obter-se o seu verdadeiro sentido, para saber o seu espírito. Porém, para o Filho de Ogum, ela é usada com parcimônia. Ele segue a Lei sem ligar se ela serve para este ou aquele caso. É a Lei, tem de cumprir, implacavelmente. O pai de família, Filho de Ogum, não dá muitas chances de diálogo a seus filhos. É inflexível e radical. Usa uma lei para si e outra para os outros. É vaidoso, não gosta de ser contrariado em suas opiniões. Quer sempre fazer prevalecer o seu ponto de vista. Não recua nenhuma vez em suas decisões. Tem sempre tendências para resolver as coisas para o seu lado, de qualquer forma. A mulher, Filha de Ogum é mais querelante do que briguenta. É mais belicosa e de atitudes extremadas. É excelente mãe de família, porém, coitado do filho que não andar direito: ela é do tipo que bate primeiro para depois perguntar qual foi o erro. O Filho de Ogum é dado a fazer conquistas, tem facilidade de relacionamento com o sexo oposto de com filhos de qualquer Orixá. Come para viver, não fazendo questão da qualidade ou paladar da comida. Por ser Ogum, o Orixá do Ferro e do Fogo, seu filho gosta muito de armas, facas, espadas e das coisas feitas em ferro ou latão. É franco, muitas vezes até com assustadora agressividade. Não faz rodeios para dizer as coisas.
Têm um grave conceito de honra, sendo incapazes de perdoar as ofensas sérias de que são vítimas. São desgarrados materialmente de qualquer coisa, pessoas curiosas e resistentes, tendo grande capacidade de se concentrar num objetivo a ser conquistado, persistentes, extraordinária coragem, franqueza absoluta chegando à arrogância. Quando não estão presos a acessos de ira, são grandes amigos e companheiros para todas as horas.
A sua impaciência é marcante. Costumam tomar decisões precipitadas. Inicia tudo sem se preocupar como vai terminar e nem quando. Ama o desafio.
Quando os filhos de Ogum conseguem equilibrar seu gênio impulsivo com sua garra, a vida lhes fica bem mais fácil. Se ele conseguisse esperar ao menos 24 h para decidir, evitaria muitos revezes, muito embora, por mais incrível que pareça, são calculistas e estrategistas. Contar até 10 antes de deixar explodir sua raiva, também lhe evitaria muitos remorsos. Seu maior defeito é o gênio impulsivo e sua maior qualidade é que sempre, seja pelo caminho que for, será um Vencedor.
* A Ilustração deste post é mais uma criação incrível de minha amiga Cláudia Krindges.
Parabéns pelo texto!!
ResponderExcluirTomo a liberdade de copiá-lo e ler nas Reuniões Doutrinárias q realizo na minha Casa.
Axé!!